Novos Testes disponíveis.
Saber mais..

Alteração de Horários nas Unidades de Colheita.
Saber mais..

Exames de Rotina - Novos Preços.
Saber mais..

Notícias

Análise Genética na Obesidade.

A obesidade é considerada um dos maiores problemas de saúde na actualidade. É um factor de risco para doenças graves, como hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e cancro.
O excesso de peso, prelúdio da obesidade, ocorre em aproximadamente metade da população adulta portuguesa e pode ser considerada uma epidemia global do século XXI.

Hoje sabemos que entre 40% e 70% do excesso de peso tem uma base genética, e que a identificação de certos factores genéticos é uma ferramenta importante no tratamento da obesidade.

O conhecimento dos factores genéticos da obesidade permite identificar as pessoas com maior predisposição para desenvolver a obesidade e orientar a intervenção alimentar que será mais eficaz para cada doente.


♦ O resultado do teste permite seleccionar, para cada doente, a intervenção dietética com maior probabilidade de sucesso.
♦ Maior compreensão da obesidade por parte dos doentes, o que contribui para uma melhor adesão ao tratamento.
♦ Estabelecimento de metas realistas para uma aproximação ao índice de massa corporal (IMC) ideal para cada doente.
♦ Ajuda a afastar o conceito de “dieta milagrosa” e a compreender um tratamento dietético a longo prazo.


O painel está projectado para detectar variantes genéticas associadas à obesidade comum, permite conhecer o perfil genético associado à obesidade e qual a resposta a diferentes opções de tratamento.

Como qualquer outro teste genético de susceptibilidade, exige o consentimento informado do doente.
A análise genética da obesidade é realizada em sangue periférico.


RastreioColon

Nota: A análise genética da obesidade é realizada no LabCartaxo em parceria com o CGC (Centro de Genética Clínica S.A.).