Novos Testes disponíveis.
Saber mais..

Alteração de Horários nas Unidades de Colheita.
Saber mais..

Exames de Rotina - Novos Preços.
Saber mais..

Programas de Prevenção

PRÓSTATA

A Próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, constituída por uma porção muscular e outra glandular. Encontra-se envolvida por uma cápsula, e situa-se na zona pélvica, mais propriamente abaixo da bexiga e à frente do recto, sendo atravessada pela uretra.

A sua função não se encontra totalmente esclarecida, no entanto sabe-se que produz e armazena a secreção prostática (constituinte do sémen), neutraliza a acidez da urina residual acumulada na uretra e confere maior resistência aos espermatozóides.

Patologias da Próstata

Prostatite – Que como o próprio nome indica é uma inflamação da Próstata.

Hiperplasia da Próstata (HBP) – Aumento da glândula prostática. Esta doença não evolui para cancro, no entanto ambas podem coexistir na mesma próstata.

Carcinoma Prostático (Cancro da Próstata) – Muitas vezes assintomático.

De todas estas patologias, a mais frequente é a HBP visto ser um processo normal de envelhecimento.
É caracterizada por um crescimento da área peri-uretral da próstata, este aumento da próstata leva a uma compressão da uretra que faz aumentar o tónus adrenérgico e consequentemente provoca a obstrução da uretra.

É uma doença masculina que se encontra muito relacionada com a idade, acima dos 55 anos há 25% de incidência e aos 75 anos 55%. Encontra-se também relacionada com factores hereditários; etnia (sendo mais comum em negros do que por exemplo em japoneses nativos) e factores hormonais.

Sintomas de HBP:

♦ Frequência Urinária
♦ Nictúria
♦ Urgência Miccional
♦ Hesitação inicial na micção
♦ Jacto urinário diminuído
♦ Intermitência
♦ Sensação de esvaziamento incompleto
♦ Gotejar terminal
♦ Tensão abdominal

O PSA e Toque Rectal

Ambos devem ser feitos anualmente a partir dos 50 anos se a pessoa não tem antecedentes familiares, ou a partir dos 45 anos caso existam antecedentes ou sejam negros.

PSA – Antigénio Prostático Específico.
É uma glicoproteína secretada no citoplasma das células prostáticas benignas ou malignas.
Resultados elevados podem estar relacionados com HBP, Prostatite ou Cancro da Próstata. Os valores normais desta análise são inferiores a 4 ng/ml.
É importante também salientar alguns interferentes desta análise: toque rectal, colonoscopia, ciclistas, exercício físico intenso, idade, ejaculação (relações sexuais 48 horas antes), andar a cavalo, andar de mota e também a toma de alguns fármacos e esteróides anabolizantes.

Relação PSA Livre/ PSA Total : A dosagem de PSA livre e a relação PSA livre/PSA total são utilizadas para aumentar a sensibilidade de detecção do cancro da próstata, quando o PSA total é normal (valores até 4,0 ng/mL), e melhoram a especificidade quando o PSA total está aumentado, particularmente na faixa entre 4,0 e 10,0 ng/mL. A % de PSA livre é a relação entre o PSA livre e o PSA total x 100.

Toque Rectal – Consiste num exame físico da superfície externa da próstata.
É um exame de extrema importância uma vez que vai permitir fazer a distinção entre HBP (não maligno) e o Cancro da Próstata (maligno).
No caso de ser Cancro da Próstata o médico irá detectar uma superfície endurecida, com nódulos, e certamente será feita uma biopsia.
Se a próstata estiver ampla, palpável e com uma superfície lisa semelhante a borracha, estamos perante um caso de HBP.

Todos os homens ao fazerem análises, nomeadamente PSA, e realizarem o toque rectal ambos com alguma frequência (no mínimo uma vez por ano), conseguem prevenir e/ou diagnosticar atempadamente problemas de saúde relacionados com a próstata.






Fonte: Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), Mepha – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias